Imagem capa - Atenção na mensagem que o corpo passa por Rute Alves Arcari
Tirar uma foto

Atenção na mensagem que o corpo passa

Você sabia que todos os nossos gestos e expressões por meio de movimentos, posturas ou gestos mandam um recado para as outras pessoas? Essas ações que todo o ser humano faz instintivamente pode ser chamada de linguagem corporal. A ciência que estuda a linguagem corporal é conhecida como Kinésica ou Quinésica. O que ela faz é estudar o significado expressivo ou comunicativo dos gestos e movimentos corporais percebidos pelos sentidos visual, auditivo ou táctil.

Quando você conversa com uma pessoa, você deve saber que você não está falando só com a boca dela, mas também com o seu corpo. A postura que tomamos pode facilitar o caminho para conquistar alguém, melhorar a nossa qualidade de expressão ou entender de maneira mais clara a quem nos acompanha.



Falando de fotografia

Os profissionais de todas as áreas devem aproveitar deste conhecimento no momento de produzir suas fotografias profissionais para usar em redes sociais, mídias kits, folders e sites. A forma com que ele está na fotografia pode ser muito agradável aos olhos ou ao contrário, pode até afugentar clientes. Tenha cuidado com os braços cruzados. Eles podem transmitir a ideia de insegurança, proteção em relação a outra pessoa e até mesmo de não gostar do que faz e, portanto, não estar disposto a fazer o que se propõe. A naturalidade é muito importante e por isso fotos no ambiente de trabalho costumam dar um ótimo resultado. O profissional precisa imprimir a sua marca, mas lembrar que a postura na foto é muito importante. Relaxe, mas nada de ombros caídos. Mostre que você é aberto ao diálogo independente da área em que atua. É importante lembrar que hoje em dia, com a internet e outros meios de comunicação, os clientes já costumam chegar com uma bagagem de informação e querem profissionais dispostos a ouvir. Por isso, quando você preparar o seu material de divulgação procure um fotógrafo que tenha essa visão. Mostrar o seu ambiente de trabalho, de uma forma adequada, também é importante para a divulgação da sua atuação profissional!

Ensaio: Dra. Soraya Maluf Abbud