Imagem capa - Como vai a sua imagem profissional? por Rute Alves Arcari
Atenção na mensagem que o corpo passa

Como vai a sua imagem profissional?

Em linguagem de negócios, chama-se professional branding. Mas também pode chamar-se fotografia de perfil profissional, marketing ou valorização pessoal. O importante é que seja feita de forma correta.

Num mundo em que as redes sociais e a imagem assumem cada vez maior importância, não existe espaço para retratos desfocados, fotografias antigas, na praia ou numa noite de copos na imagem de perfil do LinkedIn ou do Facebook.

Estamos numa era onde as redes sociais, fotos e vídeos dominam, há um mundo de fotos desfocadas, granuladas, antigas, com trajes de banho, bebidas na mão enfim, na maioria das vezes, são imagens que transmitem imagens que não estão de acordo com a mensagem que você precisa passar para o seu público.

 “ESQUEÇA” as selfies

Cada movimento que faz, tom de voz, roupa que usa, seu comportamento, transmitem mensagens que estão sendo captadas a todo momento por todas as pessoas que estão te vendo.

Nas redes sociais, Facebook, Linkedin, Instagram e outras dezenas de redes que podemos estar visíveis, sempre tem além da fotografia de perfil, um conteúdo.

Através desta fotografia de perfil e deste conteúdo, se forma a sua personalidade e você atingirá ou não o seu objetivo conforme o texto que escreve e sua imagem.

O fato é que a imagem é a primeira coisa que o expectador vê e se ela não transmite imediatamente a mensagem que precisa, o pré-conceito gerado, vai fazer com que o seu leitor queira ou não ver o seu conteúdo.

E isso é você mesmo que decide, se apresentar ou não, como um profissional da área.

Procure um especialista no assunto

Há todo um conhecimento de comunicação por trás de cada centímetro que movemos uma mão, boca, pescoço, cabeça, olhar, punhos, braços, tronco, pernas, pés, enfim, cada parte do corpo está comunicando. Fora isso, só o fato de não ter uma preocupação com a qualidade da imagem que está expondo, já mostra um certo desleixo e produz uma primeira impressão ruim.

Não temos duas oportunidades de causar uma primeira boa impressão, então, o investimento nesta imagem faz toda a diferença.

A fotógrafa Rute Arcari tem mais de 20 anos de experiência estudando pessoas, olhares, ações e muitos outros detalhes que comunicam alguma coisa e dirige seus ensaios para realmente transmitir a mensagem que precisa. “É a mesma coisa quando se fotografa um casal num casamento, se não conseguir mostrar o quanto aquele casal se ama, fica uma foto posada e artificial”.

Conhecer comunicação através da imagem não é o único pré-requisito, já que cada detalhe de luz também, produz comunicação e utilizar do jeito certo faz toda a diferença.

Se você é um profissional que lida com o público, ou lidera equipes e tem uma posição ou cargo dentro da empresa, fique atento com a comunicação que sua imagem está gerando para seus clientes e colaboradores.

Neste ensaio temos professor com ênfase na cultura negra, Gilson dos Anjos.