Imagem capa - Fotografia de gestante: uma lembrança para a vida toda por Rute Alves Arcari
Gestante

Fotografia de gestante: uma lembrança para a vida toda

As fotografias de grávida se tornaram muito mais do que uma forma de guardar lembranças! Esse tipo de book representa uma maneira especial de ressaltar a beleza da mulher neste momento único e especial.

Por mais curioso que pareça, existe sim um momento ideal da gravidez para realizar o ensaio fotográfico! O período perfeito é por volta do final do sétimo mês de gestação, entre a 30ª e 32ª semana da gravidez.

Neste determinado período, a mulher já está com a barriga no tamanho ideal para ilustrar fotos de grávida incríveis!

Além disso, ela ainda não está sofrendo com os desconfortos da reta final da gestação, como: inchaço, retenção de líquidos e dificuldade para se locomover.

Se a mulher acredita que a barriga ainda não está no tamanho ideal neste momento, é importante que ela coloque a sua segurança e conforto em primeiro lugar.

Por meio das poses e iluminação, o fotógrafo é capaz de ressaltar o melhor do corpo e garantir imagens inesquecíveis, sem colocar a mulher em risco.

É importante que a gestante a marque o ensaio alguns dias, ou até mesmo uma semana, antes da 30ª semana da gestação para se prevenir caso algum imprevisto ocorra e te obrigue a adiar a sessão.

Se a gestante já passou do considerado “prazo perfeito” ela ainda pode fazer o ensaio, mas é importante que ela consulte o seu médico e respeite os limites do seu corpo.

Onde Realizar as Fotos das Gestantes

O cenário é um elemento essencial para construir um ensaio de sucesso! O fundo da foto é capaz de ditar todo o clima da sessão fotográfica, além de complementar o que a mamãe busca expressar nas fotos.

Ao Ar Livre

Não é preciso manter a tradição e ir a um grande parque ou viajar até a praia como a maioria, que tal sugerir para a modelo que ela escolha um lugar que tenha um grande significado?

É uma forma de dar um toque totalmente personalizado às fotos e ainda deixar a grávida mais confortável.

Local Fechado

Algumas mamães são mais tímidas ou simplesmente sonham em fazer as fotos em um espaço fechado, como um quarto de hotel que marcou a memória ou até mesmo o próprio lar da gestante.

Fotografar no próprio lar da gestante é uma oportunidade de capturar fotos espontâneas e extremamente íntimas que transparecem toda a personalidade da família.

Fotos no quarto do neném que está por vir podem se transformar em uma lembrança especial.

Se a casa possui janelas que deixam a luz natural entrar, é uma ótima oportunidade de apostar em cliques que acentuam a silhueta da mulher!

Figurino: Sugestão de Roupas para Fotos de Grávida

O figurino das fotos de grávida é um dos elementos que gera mais dúvida entre as mulheres. Quantas peças levar? Que cores usar? Usar peças simples ou super elegantes? A resposta para todas respostas é simples: depende.

Tudo depende do que foi acordado entre a cliente e o fotógrafo. Se o que a gestante sonhou é um ensaio extremamente elegante com vestidos longos e brilhantes, então é isso que ela precisará levar!

Não existe nada proibido, mas existem alguns conselhos que dão mais conforto à modelo e deixam a beleza feminina transparecer com mais naturalidade:

Sugira que a modelo leve entre 2 e 3 figurinos completos;

Calças confortáveis, saias fluídas, camisas de botão e tops que deixam a barriga à mostra são peças que não podem faltar;

Cores neutras e peças lisas dão um efeito mais leve no visual, principalmente nos ensaios ao ar livre, onde cores vivas e estampas podem contrastar com o ambiente;

Caso outra pessoa participe do ensaio, é indicado que as cores de ambos figurinos conversem entre si;

Sapatos nem sempre são utilizados já que a maioria das gestantes sofre com inchaço nos pés. Caso seja necessário, aconselhe que ela escolha opções confortáveis.

Acessórios

Os acessórios fazem toda a diferença nas fotos de grávida! São eles que podem dar um toque especial da mamãe para um cenário e figurino que pareciam simples ou comuns demais.

Entretanto, é preciso usá-los com muita sabedoria, até porque tudo demais é veneno. O excesso de acessórios ou até mesmo o uso de poucos que sejam extravagantes demais pode desviar a atenção da modelo para este detalhe, e este nunca é o objetivo.

Acessórios como colares, anéis e pulseiras são os mais recomendados para complementar o look.

Entretanto, não é preciso usar todos de uma vez só, aconselhe-a integrar no máximo dois acessórios em cada figurino.

Caso a mamãe já tenha roupinhas, sapatos e até mesmo brinquedos do bebê, é interessante que eles façam parte do ensaio, eles tornarão a lembrança ainda mais especial.